Histo ria da Arte Prova 2
Impressionistas
No ano de 1874, os pintores impressionistas, considerados como os precursores da arte moderna, realizam sua primeira exposição em Paris. Os artistas deste movimento abandonam os temas lendários, religiosos, clássicos e sociais, em vigor há mais de quatrocentos anos no mundo europeu, afastando-se dos seus ateliês e optando pela pintura ao ar livre. O pintor Manet, que inaugura as experiências do plein air, é tido como guia dos artistas impressionistas, mesmo não fazendo parte do grupo em si.
Os impressionistas: Monet, Renoir, Degas, Cèzanne, Pissarro, Sisley e Bazille, apesar de não subverterem o sistema figurativo baseado na perspectiva e nas relações de profundidade, investigam com seriedade a questão da percepção, extraindo daí uma série de conclusões a respeito da objetivação das sensações visuais. Dentre elas, as relações entre as cores complementares e a formação das luzes e sombras nos objetos.
Degas e Toulouse Lautrec optam pela recém-descoberta técnica da fotografia (1839) para projetar imagens nas suas telas, escolhendo os ângulos e efeitos mais propícios para o desenvolvimento de estratégias visuais. Vale pontuar que, dentre outros aspectos, a fotografia capta elementos não registrados pelo olho humano, tanto macro quanto microscópicos, de modo mais rápido e bem mais preciso.
Ao privilegiar as paisagens como tema, os artistas impressionistas revelam a experiência da natureza como válida, podendo extrair desta experiência um fundamento científico, como afirmam Seurat, Signac e Luce. Dos estudos das leis óticas da visão surge o Pontilhismo, que organiza a divisão de tons em pontos, objetivando a unidade figurativa diante dos olhos do espectador. As pequenas manchas de cor, que remetem à relação entre as cores complementares e aos contrastes simultâneos, são postas diretamente na tela, sem as impurezas das misturas que confundem as cores na paleta.
Expressionistas e Fauves
O Expressionismo nasce da influência de vários