OP art
Índice
O que é o Op Art 3
Os principais artistas 4
Principais Características: 8
Características conceituais: 8
Técnica: 9
Bibliografia 9
Introdução
Este trabalho, tem como intuito aprofundar o conhecimento sobre o movimento artístico “Op Art”, que significa em português “Arte Ótica”.
Portanto, vou referir o movimento, os principais artistas, as principais características, as características conceituais e sua técnica.
O que é o Op Art
É um movimento artístico que combina figuras geométricas, principalmente a preto e branco, causando a noção de movimento na tela. Quando o observador muda de ponto de observação, há impressão que o traço obra sofre alterações, dando a impressão de movimento, clarões ou vibração, ou por vezes a inchar e deformar-se.
Esta amadureceu durante pesquisas relacionadas a sensações ópticas na década de 60. A primeira exposição de telas deste movimento ocorreu em 1965, The Responsive Eye.
“Op-Art” é um termo que provém do inglês (optical art), que em português significa “arte óptica”.
Os principais artistas
Victor Vassarely. (1)
Bridget Riley - pintora inglesa. (2)
Jesús Soto - escultor e pintor venezuelano.
Yaacov Agam - artista israelense.
Richard Allen- artista britânico.
Tony Delap - artista norte-americano.
Josef Albers - artista alemão.
Heinz Mack – artista plástico alemão.
(1) Victor Vassarely:
Foi um artista e designer gráfico e é considerado o pai da Op-art. Começando a fazer este tipo de arte na década de 1930. Criador de plástica cinética. Realizou telas compostas por diferentes figuras geométricas, em várias cores, que provocam sensações de velocidade e dinamismo. Nasceu em Pécs na Hungria, tendo ido posteriormente estudar arte em Budapeste, onde se familiarizou com o movimento Bauhaus e com os trabalhos de Paul Klee, Kandinsky e Josef Albers.
A influência destes, teve um impacto tal na sua obra, que se poderá afirmar que, nela, tenta