Proposta pesquisa Filosofia incompleto
UNISINOS
ANÁLISE FILOSÓFICA DA ECONOMIA SEGUNDO OS ESCOLÁSTICOS LATINO-AMERICANOS
Henrique Joner
TÍTULO
ANÁLISE FILOSÓFICA DA ECONOMIA SEGUNDO OS ESCOLÁSTICOS LATINO-AMERICANOS.
APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE MESTRADO
Como estudante e entusiasta de assuntos filosóficos e econômicos, vejo aqui uma boa oportunidade para analisar as características e o comportamento do mercado em que estamos inseridos. Sempre fui grande interessado em assuntos econômicos, tanto que frequentei algumas disciplinas do curso de Ciências Econômicas desta Universidade, há dez anos. Porém, ao verificar a “matematização” da economia, que cresceu de forma exponencial na segunda metade do século XX, percebi que esta, no geral, não mais questiona seus valores sociais, apenas contabiliza resultados e confere prováveis ações a serem tomadas em resposta a números desagradáveis. Percebendo isto, após cursar Administração de Empresas, onde tive a ótima oportunidade de verificar o comportamento institucional frente ao comportamento do indivíduo como consumidor, acredito que possa dissertar neste mestrado através de um resgate aos pensamentos da filosofia escolástica latino-americana.
Por que o interesse em analisar a economia e o comportamento social inserido nesta, a partir da filosofia escolástica latino-americana? Pois, acredito que estes são responsáveis por uma visão mercadológica, que muito antes da Escola Britânica Clássica, já observava o comportamento social da comunidade de forma a estar em acordo com as características mercadológicas atuais. É interessante perceber que mesmo no século XVI, ou seja, antes da Revolução Industrial, muitas características do comércio e da relação comprador x vendedor, já eram estudadas por esta escola filosófica.
Sendo assim, acredito que esta proposta se insira na linha de pesquisa existente nesta universidade denominada de “Filosofia Social e Política”, onde