Tipos de conhecimento
UFMA
METODOLOGIA CIENTÍFICA
CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL
TURMA 2012/2
MICHAEL MITCHELL ARAÚJO TRINTA
OS TIPOS DE CONHECIMENTO
SÃO LUÍS - MA
2012
MICHAEL MITCHELL ARAÚJO TRINTA
OS TIPOS DE CONHECIMENTO
Trabalho de pesquisa apresentado à disciplina de Metodologia Científica, do curso de Química Industrial, da Universidade Federal do Maranhão - UFMA.
Orientadora Prof.ª Carmem Maria Almeida Portela
SÃO LUÍS - MA
INTRODUÇÃO
O campo de investigação filosófica que abarca as questões sobre o conhecimento chama-se teoria do conhecimento. Tradicionalmente costuma-se definir conhecimento como o modo pelo qual o sujeito apropria intelectualmente do objeto. O saber, sendo essencial e existencial no homem, ocorre entre todos os povos, independentemente da raça, crença, etc., sendo no homem o desejo de saber algo inato.
É na busca incessante da verdade (objeto do conhecimento) que se assiste progressivamente à procura de interpretações ou respostas às interrogações sobre o universo através da proposta de bens como hipóteses ou realidade; passagem da religião à filosofia – o caminho da razão; passagem da filosofia à ciência – a via do raciocínio engajada em uma relação de causa e efeito, através de análises vigorosas e procedimentos racionais adequados; de convergências e divergências entre o homem e o universo – contradições científicas; do momento científico, o qual corresponde à medida quantitativa, qualitativa e ideológica.
De que maneira o sujeito consciente aprende o real? Geralmente consideramos o conhecimento como um ato de razão, pelo qual encadeamos ideias e juízos, para chegar a uma conclusão. No entanto, nem sempre o processo se dá dessa forma. Vejamos aqui, a