Problemas Psicológicos das Crianças
Hoje é cada vez mais comum que crianças desenvolvam problemas psicológicos, e muitos desses problemas são atribuídos ao estilo de vida, cultura e meio em que a criança vive.
Vivemos em um mundo globalizado, onde a família e os valores se encontram cada vez mais em decadência. Hoje é muito comum que os filhos e os pais mantenham pouco ou nenhum diálogo e que nossas crianças fiquem em casa sozinhas enquanto os pais trabalhem.
As crianças precisam de atenção, de orientação, de limites, de valores, de um modelo a seguir. Esse trabalho antes pertencente somente a família é cada vez mais delegado a escola, ante a falta de tempo e vontade dos pais. Hoje o professor é tem cada vez mais atribuições e responsabilidade.
Os motivos que levam as crianças a desenvolverem doenças psicológicas são muitos e somente um profissional especializado, estudando cada caso em separado, pode dizer o que motivou aquele distúrbio.
Mas é sabido que é cada vez mais corriqueiro que as crianças desenvolvam transtornos de humor, como a bipolaridade e a depressão; transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtornos de ansiedade, como o pânico, fobias, compulsões obsessivas e TOC; transtornos globais do desenvolvimento, como o autismo; além da dislexia, anorexia e do bullyng.
É notório que qualquer doença, principalmente as psicológicas não se instalam do nada, elas se desenvolvem aos poucos, devagar vai mostrando os sinais de que está se instalando.
Nas crianças não é diferente, antes de ser diagnosticada com uma doença a criança já demonstrou vários sinais de que algo não vai bem, entretanto quando se tratam de problemas psicológicos muitas vezes esses sinais são mínimos e a família e a escola acabam por não perceber que algo errado está acontecendo.
Assim, ante ao menor sinal de que a criança está com qualquer comportamento estranho os pais devem ficar em alerta e conversar com a criança, devem procurar a escola para saber se algo está