resenha
Faculdade De Ciências Biológicas E Saúde
CURSO DE PSICOLOGIA
Ana Flávia
Izabela Nonato
Luiz Alberto
Nayara Santana
Fabiano Oliveira
RanielaDalmaso
Raquel Barbosa
Daniele Pacheco
Taynara Priscila
OBESIDADE INFANTIL E SEUS IMPACTOS PSICOLÓGICOS
Belo Horizonte
2014
Ana Flávia
Izabela Nonato
Luiz Alberto
Nayara Santana
Fabiano Oliveira
RanielaDalmaso
Raquel Barbosa
Daniele Pacheco
Taynara Priscila
OBESIDADE INFANTIL
E seus impactos psicológicos
Trabalho apresentado ao Curso de Psicologia do Centro Universitário UNA como requisito para aprovação na disciplina Trabalho Interdisciplinar Dirigido 1.
Orientadora Profa. Andreia Cristina Barreto
Belo Horizonte
2014
Resumo
Ao longo da história observa-se a obesidade sob diversos pontos de vista e distintas formas de abordagem, que podem partir do estético, da religião ou associar-se com um determinado contexto social, como um dia foi a obesidade tida como sinal de fertilidade entre as mulheres.
Com o avanço dos anos, e das pesquisas, descobre-se a obesidade como uma doença crônica e multifatorial, definida como excesso de gordura corporal quando existe um desequilíbrio entre ingestão e gasto calórico. O excesso de gordura no corpo determina inúmeras complicações tanto na fase adulta quanto na infância.
Na infância, a obesidade relaciona-se a mudanças de hábitos alimentares, comportamento sedentário, além de fatores biológicos e sociais. O problema ao longo da primeira fase de vida do indivíduo muitas vezes desencadeia impactos de ordem física e psicológica, sendo esta última o foco do presente trabalho realizado por meio de revisão bibliográfica.
Palavras chave: obesidade infantil; impactos; psicológica.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO......................................................................................................7