trabalho sobre diamantes
Matéria: Planejamento de Lavra
EXPLOSIVOS
(Pólvora Negra, Dinamites e Emulsões)
Renato Felipe
Belo Horizonte
2014
Minerais
(Gemas Diamante Carvão e ouro)
Ficha técnica e informações sobre os minerais diamantes gemas ouro e Carvão
Belo Horizonte
2014
GEMAS
Uma gema é um mineral, rocha ou material petrificado que quando lapidado ou polido é coleccionável ou usável para adorno pessoal em joalheria. Algumas são orgânicas, como o âmbar (resina de árvore fossilizada) e o azeviche (uma forma de carvão). Certas gemas, embora valiosas e bonitas, não são suficientemente duras ou são demasiado frágeis para serem usadas em joias (por exemplo, rodocrosita), mas são exibidas em museus e procuradas por colecionadores.
Tradicionalmente, as gemas mais comuns eram classificadas em pedras preciosas e em pedras semipreciosas; a primeira categoria foi determinada, sobretudo por uma história de uso eclesiástico, devocional ou cerimonial e pela sua raridade. Somente cinco tipos de gemas foram consideradas preciosas: diamante, rubi, esmeralda, safira e ametista.
Diamantes
O diamante é um cristal sob uma forma alotrópica do carbono, de fórmula química C. É a forma termodinamicamente estável do carbono em pressões acima de 60 Kbar. Comercializados como gemas preciosas, os diamantes possuem um alto valor agregado. Normalmente, o diamante cristaliza com estrutura cúbica e pode ser sintetizado industrialmente. Outra forma de cristalização do diamante é a hexagonal, também conhecida como lonsdaleita, menos comum na natureza e com dureza menor (7-8 na escala de Mohs). A característica que difere os diamantes de outras formas alotrópicas é o fato de cada átomo de carbono estar hibridizado em sp³, e encontrar-se ligado a outros quatro átomos de carbono por meio de ligações covalentes