Jean Piaget
Jean Piaget foi um renomado psicólogo, filósofo e biólogo, conhecido por seu trabalho no campo da inteligência infantil. Passou grande parte de sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio, criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança que, segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida. Esses quatro estágios são sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.
No estágio sensório-motor, que dura do nascimento ao 18º mês de vida, a criança busca adquirir controle motor e aprender sobre os objetos físicos. Nesse estágio o bebê adquire o conhecimento por meio de suas próprias ações que são controladas por informações sensoriais imediatas.
O estágio pré-operatório, que dura do 18º mês aos 8 anos de vida, a criança adquire a habilidade verbal, consegue nomear objetos e a raciocinar intuitivamente, mas ainda não consegue coordenar operações fundamentais.
No estágio operatório concreto, que dura dos 8 anos aos 12 anos, a criança começa a lidar com conceitos abstratos como os números e relacionamentos, possui uma lógica interna consistente e habilidade de solucionar problemas concretos.
O estágio operatório-formal, entre os 12 e 15 anos, a criança começa a raciocinar lógica e sistematicamente. Esse estágio é definido pela habilidade do raciocínio abstrato e as deduções lógicas podem ser feitas sem o apoio de objetos concretos.
Nesse estágio a criança inicia sua transição para o modo adulto de pensar, sendo capaz de pensar sobre ideias abstratas.
Para Piaget, educar crianças não se refere tanto à transmissão de conteúdos quanto favorecer a atividade mental do aluno, sendo que o aprendizado se dá por interação entre estruturas internas e contextos externos. O aprendizado será