Jean Piaget
Piaget divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento, o que, por sua vez, interfere no desenvolvimento global.
• 1º período: Sensório-motor (0 a 2 anos)
• 2° período: Pré-operatório (2 a 7 anos)
• 3º período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos)
• 4º período: Operações formais (11 ou 12 anos em diante)
Segundo Piaget, cada período é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias. Todos os indivíduos passam por todas essas fases ou períodos, nessa sequência, porém o início e o término de cada uma delas dependem das características biológicas do indivíduo e de fatores educacionais, sociais. Portanto, a divisão nessas faixas etárias é uma referência, e não uma norma rígida. (BOCK; FURTADO; TEIXEIRA, 1999. p. 131-132)
Através de cada período que podemos definir as melhores maneiras e o tempo correto de aplicar conteúdos, conforme BOCK; FURTADO; TEIXEIRA, (1999), temos as seguintes considerações: 1º Período - Sensório-motor: Este período refere-se ao recém-nascido e ao lactante, de 0 a 2 anos. Neste período, a criança conquista, através da percepção e dos movimentos, todo o universo que a cerca. Toda sua ação mental se dá através dos reflexos, de fundo hereditário, como a sucção, e esses reflexos melhoram com o treino, com o passar do tempo. Neste período, fica evidente que o desenvolvimento físico acelerado é o suporte para o aparecimento de novas habilidades. Isto é, o