Jean Piaget
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE PSICOLOGIA
JEAN PIAGET
Campina Grande, 29 de abril de 2010
Introdução
O estudo do desenvolvimento do ser humano é uma área da Psicologia que se esforça em compreender o homem em seus aspectos gerais desde seu nascimento até o mais complexo grau de maturidade. Tal esforço, conforme mostra a linha evolutiva da Psicologia, tem levado à elaboração de várias teorias que procuram reconstituir as condições de produção da representação do mundo e de suas vinculações com as visões de mundo e de homem dominantes em cada época da sociedade.
Dentre essas teorias, está a de Jean Piaget (1896-1980), da linha interacionista. Deve-se levar em consideração o rigor científico da produção do modelo piagetiano e, embora a sua intenção não tenha sido a de criar uma teoria de aprendizagem, suas maiores contribuições foram no campo da educação. Piaget fez pesquisas sobre características do pensamento infantil com crianças e deficientes mentais e a partir destas, escreveu suas primeiras teorias pedagógicas.
As idéias de Piaget estão presentes no mundo todo. Suas teorias buscam implantar nos espaços de aprendizagem uma metodologia inovadora que busca formar cidadãos criativos e críticos. De acordo com suas teorias, o professor não deve apenas ensinar, mas sim e antes de tudo, orientar os educandos no caminho da aprendizagem autônoma.
“O principal objetivo da educação é criar indivíduos capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram.” Jean Piaget
As idéias básicas de Piaget
Baseado em testes que aplicou em um grande número de crianças na época em que ainda era estudante, Piaget chegou a algumas conclusões importantes. Primeiro, ele argumentou que, para compreender o pensamento da criança,