Jean piaget
Jean Piaget (1896 - 1980)
Teoria: construtivismo (Epistemologia Genética) 1. Introdução
Tipos de Conhecimentos
Conhecimento Físico - Conhecimento das propriedades físicas de objetos e eventos, necessita da ação sobre o ambiente.
Conhecimento Lógico-matemático - Conhecimento a partir do pensar sobre as experiências com objetos e eventos, necessita da ação sobre o ambiente.
Conhecimento Social - Conhecimento que se origina do meio socio-cultural e não pode ser extraído apenas da ação sobre o ambiente, necessita de interação com pessoas.
Fatores de desenvolvimento
Dolle (1987:69) destaca que, para Piaget, pode-se reter quatro fatores gerais do desenvolvimento mental, cuja responsabilidade porém, é variável:
·Maturação nervosa.
·Exercício da experiência adquirida.
·Interações e das transmissões sociais, a linguagem sem dúvida é um fator do desenvolvimento, mas não é a sua fonte. Existem instrumentos de assimilação que são anteriores à linguagem.
Mais ainda, e de uma maneira geral, o desenvolvimento operatório precede a expressão verbal.
No nível operatório são fartos os exemplos que mostram que a operação está muito mais próxima da ação do que da verbalização.
· O último e determinante fator na visão de Piaget é justamente o da equilibração, este além de ser necessário para explicar cada um dos anteriores, comporta a sua própria especificidade. Este é um fator interno do desenvolvimento, e é uma espécie de dinâmica, de processo conduzido por reflexão e reconstrução a estados de estruturação superiores.
Aspectos da Inteligência
Piaget considera a existência de dois aspectos o cognitivo e o afetivo que estão intimamente relacionados. Podemos dizer, interpretando Piaget, que o cognitivo é considerado o motor que tem como combustível o afeto.
Os componentes do motor da cognição são o conteúdo, a estrutura e a função:
· estrutura - é formada por esquemas