Eletrica spda
1. Normas Técnicas
As normas técnicas mais importantes da ABNT a serem consultadas na elaboração de um projeto ou de uma instalação elétrica são:
* NBR 5410/97 - Instalações Elétricas em Baixa Tensão * NBR 5419/93 - Instalação de Pára-raios (SPDA) * Normas da concessionária local (COSERN) * Normas específicas de segurança NR 10.
2. Definição de aterramento:
Um sistema de aterramento é definido como o conjunto de todos os eletrodos de aterramento e condutores de aterramento que estiverem interligados entre si, assim como todas as partes metálicas que atuem com a mesma função de escoar correntes indesejáveis para o solo.
Exemplos de aterramento: Hastes de cobre, armações das ferragens das fundações, os pés de torres de linha de transmissão, bases de equipamentos, carcaça de equipamentos etc. Onde se puder garantir uma continuidade elétrica destas ferragens.
Denomina-se “Aterramento Elétrico”, a ligação intencional de um componente através de um meio condutor com a Terra. Por exemplo: ligar a carcaça de um chuveiro elétrico, através de um condutor, com a Terra. Todo equipamento elétrico deve, por razões de segurança, ter o seu corpo (parte metálica) aterrado. Também os componentes metálicos das instalações elétricas, tais como, os Quadros de Distribuição de Circuitos – QDC, os eletrodutos metálicos, caixas de derivação, etc, devem ser corretamente aterradas. Quando há um defeito na parte elétrica de um equipamento que está corretamente aterrado, a corrente elétrica escoa para o solo (Terra). Alguns tipos de solos, são melhores condutores de corrente elétrica, pois têm uma menor Resistividade Elétrica. A Resistividade é em função do tipo de solo, umidade e temperatura. Os Aterramentos Elétricos podem ser:
a) Aterramento por razões funcionais: o Aterramento é necessário para que o equipamento elétrico funcione corretamente; b) Aterramento do equipamento por razões de