Capital de giro: conceito e necessidades
Cibele Cabral Silva
Administração (ADG 119)
RESUMO
Capital de giro são todos os recursos que a empresa irá precisar para financiar as suas atividades conforme sua necessidade, desde o início de sua produção até o recebimento das vendas. Além disso, precisa ser acompanhado e monitorado permanentemente, para garantir que suas ações de curto prazo sejam utilizadas da melhor forma possível.
Palavras-chave: Capital de Giro; Ativo e Passivo Circulante; Necessidades.
1 INTRODUÇÃO
Para seu funcionamento, as empresas utilizam recursos de rápida renovação (dinheiro, créditos, estoques) que formam seu capital circulante ou capital de giro.
Os ativos circulantes que tem mais destaque são: caixa, títulos negociáveis, duplicatas a receber e estoques. Cada um desses ativos circulantes deve ser bem administrado para que se possa garantir a liquidez da empresa. Em se tratando dos passivos circulantes, os mais importantes são: duplicatas a pagar, títulos a pagar e despesas provisionadas. É preciso que seja bem administrado para garantir que cada uma das fontes de financiamento a curto prazo seja utilizada da melhor maneira possível.
Por tanto, o enfoque deste paper é mostrar que o capital de giro envolve um processo contínuo na tomada de decisões da empresa.
2 CONCEITO DE CAPITAL DE GIRO
Capital de giro abrange a administração das contas circulantes da empresa, incluindo ativos e passivos circulantes. A administração de capital de giro é um dos aspectos mais importantes da administração financeira considerada globalmente. É conhecido também como capital circulante e corresponde aos recursos aplicados na empresa, que se transformam constantemente dentro do ciclo operacional.
O capital de giro está diretamente associado às fontes das quais a empresa necessita para financiar seu crescimento como recursos para financiamento aos clientes (nas