Spda tipo estrutural
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
SPDA TIPO ESTRUTURAL
CURSO: Engenharia Civil Professora TIDIR: Jacqueline Alves Vilela
Fernando Lara de Andrade, Kelly Oliveira Gonçalves, Luiz Otávio Morais de Paula, Nayara Rocha de Moura, Neilson Resende Ferreira, Paulo Ricardo Diniz Rego, Rafael Felipe Gomes, Wellington Santos Silveira.
Resumo ( O presente artigo busca através de levantamentos bibliográficos compreender os impactos causados pelos fenômenos naturais intitulados descargas atmosféricas, bem como a utilização de sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA). Partindo deste princípio, este estudo tem por objetivo apresentar o método de proteção SPDA Estrutural, que tem como função conduzir as descargas captadas pelos para-raios diretamente ao solo, através de condutores internos e como principal resultado demonstrar as vantagens de seu uso dentro de uma edificação.
Palavras-Chaves: SPDA Estrutural, Descargas Atmosféricas.
1- Introdução
Segundo Silveira (2006), para que o processo de equilíbrio natural do planeta seja contínuo, deve-se analisar o valor ecológico das descargas atmosféricas, assim compreender os impactos positivos para o sistema cíclico do planeta, e os resultados dos impactos negativos para a integridade física dos seres humanos e perda material. Para Xavier e Cerqueira (2009), o objetivo da estrutura do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA) é dissipar as correntes de raios para o solo. Os captores, localizados na extremidade exposta, tem a função de receber as descargas elétricas através de uma ou várias pontas e as barras de escoamento são destinadas a conduzirem as correntes até o solo. Xavier e Cerqueira (2009) consideram que os sistemas são classificados em: Externo ou convencional, com condutores de descida visíveis; Estrutural utilizando as armaduras do concreto como condutores de