Metodologia
MÉTODOS DE ABORDAGEM E DE PROCEDIMENTO
Brasília, 11 de abril de 2013
MÉTODOS DE ABORDAGEM
Indutivo – Seu objetivo é chegar a conclusões mais amplas, responsável pela generalização. Realiza-se em três etapas: observação dos fenômenos, descoberta da relação entre eles e generalização da relação.
Exemplo: Ricardo é mortal, Marcelo é mortal, Lucas é mortal. Então, Ricardo, Marcelo e Lucas são homens. Logo, (todos) os homens são mortais.
Dedutivo – Parte de princípios reconhecidos como verdadeiros e indiscutíveis. Conclusões puramente formais usando apenas a lógica.
Exemplo: Todo animal é um ser vivo. Morcego é um animal. Logo, morcego é um ser vivo.
Hipotético –Quando não dispõe de uma teoria, começa pelo método indutivo para organizar as informações e possibilitar a formulação de uma teoria geral para depois formular e testar as hipóteses e depois utiliza o método dedutivo.
Esquema: Método e Metodologia, Métodos de raciocínio ou de abordagem
Problema Conjectura hipótese Dedução de consequências observadas Tentativa de falseamento Corroboração
Dialético – É a arte de dialogar, ou seja, de argumentar e contra-argumentar em relação a assuntos que não podem ser demonstrados.
Exemplo:
Tese Antítese Síntese Nova tese
MÉTODOS DE PROCEDIMENTOS
Histórico – Coloca os dados da pesquisa sob uma perspectiva histórica. Podendo ocorrer de três formas: comparar o conjunto dos elementos que existe hoje com suas origens históricas, comparar formações anteriores que eram precursoras do que há na atualidade e acompanhar a evolução do objeto pesquisado pela história.
Exemplo: para descobrir as causas de decadência da aristocracia cafeeira, pesquisam-se os fatores socioeconômicos do passado.
Comparativo – Consiste no confronto entre elementos, levando em consideração seus atributos.
Exemplo: pesquisa sobre as classes sociais no Brasil, na época colonial e atualmente pesquisa sobre os aspectos