jean piaget
Através de várias observações, principalmente com crianças, Piaget deu origem à teoria cognitiva, onde demonstra que existem estágios de desenvolvimento cognitivo no ser humano, cada idade possui características específicas.
Piaget considera quatro períodos no processo evolutivo da espécie humana, que são caracterizados “por aquilo que o indivíduo consegue fazer melhor” no decorrer das diversas faixas etárias, ao longo do seu processo de desenvolvimento. Cada uma dessas fases é caracterizada por formas diferentes de organização mental, que possibilitam as diferentes maneiras do indivíduo relacionar-se com a realidade que o cerca, onde todos vivenciam essas quatro fases na mesma sequência, porém, o início e o término de cada uma delas podem sofrer variações em função das características da estrutura biológica de cada ser e da riqueza ou não dos estímulos, proporcionados pelo meio ambiente, em que ele estiver inserido.
1° Período: Sensório- Motor (0 a 2anos); a criança busca adquirir controle motor e aprender sobre os objetos físicos que as rodeiam, pois adquirem o conhecimento por meio de suas próprias ações, que são controladas por informações sensoriais. Assim sendo, o universo que circunda a criança é conquistado mediante a percepção e os movimentos.
2° Período: Pré - Operatório (2 a 7anos): coincide com a fase pré-escolar, nesse estágio o aparecimento das funções simbólicas ou semiótica, ou seja, é a emergência da linguagem. A emergência da linguagem acarreta modificações importantes no aspecto cognitivo, afetivos e sociais da criança,