Trabalho
A energia mecânica é a energia que pode ser transferida para outro corpo, através de um trabalho. Está caracterizado por ser o resultado da soma de duas energias: a cinética e a potencial como veremos, mais a frente, na sua fórmula. Isso, na prática, quer dizer que a energia mecânica é a energia resultante de qualquer objeto que tenha energia potencial (gravitacional, elástica ou elétrica) ou estiver em movimento, por adquirir energia cinética.
A importância dessa lei para a energia mecânica, e para todos as outros sistemas estudados, vem pelo fato de, em alguns casos, o objeto a ser analisado num problema a ser resolvido poder obter energia cinética e não ter energia potencial, ou vice e versa. Mas, na mesma situação, esse objeto ganha energia potencial e perde sua energia cinética, pela lei da conservação das massas esse sistema terá o mesmo valor da situação passada.
Aplicando isso matematicamente, temos:
Em = Ec + Ep
Em = Energia Mecânica
Ec = Energia Cinética
Ep = Energia Potencial
A equação usada para energia cinética é constante, diferente da energia potencial. A energia potencial pode apresentar-se como potencial gravitacional, elástica ou elétrica. Cada uma delas apresenta uma equação diferente para seu cálculo.
A energia cinética apresenta a equação:
Ec = ½ . m . v2
A energia potencial gravitacional tem a equação:
Epg = m. g. h
A energia potencial elástica:
Epe = k( x)2 /2
Sendo assim, o cálculo da energia mecânica varia de acordo com o tipo de força que age sobre ela e sua intensidade.
A energia mecânica é uma conquista física, pois possibilita a resolução de vários problemas matemáticos e físicos. Além de ser uma forma de obter vários dados importantes de um sistema, como velocidade, massa altura e outros, dependendo do que for calculado
Conservação de Energia O Princípio da Conservação da Energia diz que quando