Filósofos Séculos XIX & XX
Augusto Comte Importante filósofo e sociólogo francês nasceu em 1978 e morreu em 1857. Criou a disciplina sociologia, a corrente filosófica, política e cientifica mais conhecido como positivismo, idealizou o conceito político da lei dos três estados e colaborou para o desenvolvimento da filosofia humanista.
Johann Gottlieb Fichte
Filósofo alemão nasceu em 1762 e morreu em 1814, em Berlim. Fichte identifica Deus com a ordem moral do Universo na introdução a um trabalho do ateu Forberg e origina uma polêmica sobre o ateísmo e um conflito com as autoridades de Weimar. Fichte muda a sua posição inicial porque passa a darmais importância à ideia de que a fé religiosa supera a razão da moral. Deste modo, acabará por desenvolver umidealismo moral assente na crença na existência de um absoluto infinito e transcendente.
Friedrich Hegel
Hegel nasceu em 1770 na Alemanha e morreu em 1831, em Berlim. Foi o fundador do Hegelianismo que se baseava na ideia principal de que a realidade é capaz de ser expressa em categorias reais. Seus principais interesses estavam relacionados à lógica, filosofia da história, religião, metafísica, epistemologia e por fim filosofia política.
Ludwig Feuerbach
Nascido em Rechenberg em 1804, Ludwig Andreas Feuerbach foi um filósofo alemão conhecido pelo estudo da teologia humanista. Ele foi aluno do filósofo Hegel, porém, abandonou os estudos hegelianos para, em 1828, iniciar estudos em ciências naturais. Após dois anos de análise, publica “Pensamentos Sobre a Morte e Imortalidade” de forma anônima. Foi nesta obra que iniciou suas investidas contra a ideia de imortalidade. Para Feuerbach, após o falecimento, todas as características humanas são carcomidas pela natureza.
Arthur Schopenhauer
Schopenhauer viveu de 1788 a 1860. Nascido em Danzig, Prússia, lecionou de 1820 a 1831, ano em que abandonou as salas de aula. Escreveu sua obra prima aos 30 anos, “O Mundo como Vontade e Representação”, mas não obteve sucesso na maior