Respostas de filosofia
1-Como os filósofos do século XIX (Hegel e Comte) entendiam a história?
Hegel afirmava que a história é a realidade, que a razão, a verdade e os seres humanos são essenciais e necessariamente históricos. Com base nessa concepção, a história passou a ser entendida pela história de progresso, que Comte atribuía ao desenvolvimento das ciências, as quais permitiriam aos seres humanos “saber para prever, prever para prover”. Nesse sentido, o conhecimento, o desenvolvimento social se faria pelo aumento do conhecimento científico da sociedade.
2- Como os filósofos do século XX passaram a pensar a história? No século XX, os filósofos passaram a pensar a história, não mais como progresso das ciências, ou etapas de formação social (cultura adiantado e cultura atrasado), como pensaram Hegel e Comte. E sim, como processo de razão e da sociedade como descontínua e não progressiva, de que cada sociedade tem sua história própria em vez de ser apenas uma etapa numa história universal das civilizações. A partir de então, a ideia de progresso passou a ser criticada.
3- Como era o otimismo dos filósofos do século XIX com relação às ciências e às técnicas? No século XIX, entusiasmada com as ciências e as técnicas, bem como a Segunda Revolução Industrial, a filosofia afirmava a confiança plana e total no saber cientifico e na tecnologia para dominar e controlar a Natureza, a sociedade e os indivíduos. Acreditava-se que a sociologia, por exemplo, nos ofereciam um saber seguro e definitivo sobre o modo de funcionamento das sociedades e que os seres humanos podiam organizar racionalmente o social, evitando revoluções, revoltas e desigualdades.
4- Por que no século XX desapareceu o otimismo com relação às ciências e às técnicas?
No entanto no século XX, a filosofia passou a desconfiar do otimismo cientifico tecnológico do século anterior em virtude de vários acontecimentos: as duas guerras mundiais, o bombardeio de Hiroshima e Nagasaki, os