Recrutamanto e seleçaõ
I.I- Conceituação de Recrutamento e Seleção.
Em plena era do conhecimento, toma-se como base da excelência empresarial o capital humano. A capacidade e sobrevivência das empresas dependem das pessoas agregadas aos seus valores patrimoniais para o desenvolvimento tecnológico, mudança e enfrentamento da globalização. Os subsistemas de provisão de recursos humanos providenciam de forma inesgotável valores e talentos humanos capazes de formar o cérebro e o sistema nervoso da empresa moderna.
A provisão de recursos humanos envolve o planejamento de RH, o recrutamento e a seleção de pessoas relacionam-se com o ambiente organizacional devido ao convívio com o mercado de trabalho (oferta e procura) e mercado de recursos humanos (indivíduos aptos para o trabalho). Tais mercados são regulados pela lei da oferta e da procura.
I.II- Conceito de Mercado de Trabalho e de RH.
Refere-se ao conjunto de pessoas que se candidatam a determinados empregos, habilitadas, isto é, que possuem conhecimentos e capacidades necessárias ao cargo. O mercado de trabalho e o mercado de RH se entrelaçam, de forma que apresentam vagas e candidatos disponíveis para o recrutamento e seleção de pessoal.
Os mecanismos de oferta e procura desses mercados traz consequências para os candidatos e organizações que nelas atuam, pois as organizações por fazerem parte de um sistema aberto, caracterizam-se pela rotatividade de pessoal (turn over). O absenteísmo, ou seja, a ausência física do empregado que pode se dar por vários motivos ( afastamento, licença maternidade, acidente de trabalho, falta por motivos particulares, etc. ), ou então pelo não comprometimento do empregado para com o seu trabalho e consequentemente para com a empresa.
O mercado de trabalho e mercado de rh devem estar ligados de forma que possam apresentar as vagas disponíveis para o recrutamento e seleção de pessoal: Esse mecanismo tem aumentado a procura pelas empresas, pois tem ajudado a empresa na contratação de