Formação ética
1 Conceito de Ética
O nome de Ética significa "ciência dos costumes". Tenha-se presente sempre que ao tratar da atividade prática, o objeto peculiar da Ética, Aristóteles distingue nitidamente pontos de vista inteiramente diversos; um propriamente dialético, filiado ao conceito aristotélico da DIANÓIA (lei do que em nós é propriamente humano); outro, metafísico, filiado ao conceito do NOUS (a vida do divino em nós, a inteligência pura).
De forma simplificada, pode-se definir o termo ética como sendo um ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau. Certo ou errado. Pode-se dizer, também que ética e "filosofia da moral" são sinônimos.
O que parece ser uma definição simples e de fácil aplicação é, na realidade, um conceito complexo, pois engloba juízos de valor, não tão fáceis de ser aplicados.
Quando tratamos de isolar os caracteres típicos do comportamento do homem, vemo-nos obrigados a entrar no universo dos valores absolutos, porque estamos lidando com o comportamento de um ser dotado de razão e portanto de liberdade e cuja conduta depende das concepções adotadas por essa inteligência, por essa razão, sobre valores essenciais , normas que transcedem os acidentes da existência e têm uma significação inconsiderada. Se alguém está pronto a morrer pela justiça, sacrifica tudo o que é seu. E como poderia alguém sacrificar tudo o que é seu senão por uma obrigação que tem valor absoluto?
O uso popular do termo ética tem diferentes significados. Um deles, sempre mencionado, é que ética diz respeito aos princípios de conduta que norteiam um indivíduo ou grupo de indivíduos. Assim, ética pessoal é normalmente aplicada em referência aos princípios de conduta das pessoas em geral.
Enquanto uma reflexão científica, que tipo de ciência seria a ética? A ética científica constata o relativismo cultural e o adota como pressuposto. Ela qualifica o bem ou o mal, a virtude e o vício, a partir de seus fundamentos sociais e históricos.