Jean piaget
Jean, foi o nome mais influente no campo da educação.
Nasceu na cidade de Neuchâtel (Suíça) em 09/08/1896 e morreu em 17/09/1980.
Especializou-se em psicologia evolutiva e também no estudo de epistemologia genética (epistemo = conhecimento / logia = estudo). Seus estudos sobre pedagogia revolucionaram a educação, pois derrubou várias visões e teorias tradicionais relacionadas à aprendizagem. Não existe, entretanto, um método Piaget, como ele mesmo gostava de frisar. Ele nunca atuou como pedagogo. Antes de tudo, foi biólogo e dedicou a vida a submeter à conservação científica rigorosa o processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano, particularmente a criança.
Em 1978, foi morar na cidade de Zurique, onde trabalhou num laboratório de psicologia e estagiou numa clínica de psiquiatria. Estudou Psicopatologia na Universidade de Sorbonne na França.
Jean Piaget acreditava basicamente, que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o individuo e o meio físico e social é o que podemos chamar de pensamento Construtivista ou Construtivismo.
Essa teoria nos remete a pensar que a educação deve ser um processo de construção de conhecimento ao qual ocorrem em condição de complementaridade, por um lado alunos e professores e, por outro, os problemas sociais atuais e o conhecimento já construído.
As idéias de Piaget estão presentes em diversos colégios do mundo todo.
Suas teorias buscam implantar nos espaços de aprendizagem uma metodologia inovadora que busca formar cidadãos criativos e críticos. De acordo com suas teorias, o professor não deve apenas ensinar, mas sim e antes de tudo, orientar os educandos no caminho da aprendizagem