Gestão democrática
Elaborar um texto abordando a gestão tradicional e as habilidades, competências e saberes apropriados à gestão renovada democrática.
A gestão tradicional visa à autoridade como meio central de ensino. A educação é voltada para a hierarquia e o domínio do poder concentrado na administração da instituição. A criança não é um ser pensante, com capacidade para a criticidade e para a transformação. O tradicionalismo formaliza a criança apenas como receptor do conhecimento, também impõe o respeito sem adquiri-lo com amor e respeito. A criança observa o professor apenas como um indivíduo acima dela, muitas vezes o abuso de autoridade presente em sala de aula.
Em contra mão de tudo proposta na gestão tradicional encontramos na gestão democrática, com foca na liberdade de expressão. A criança passa a ser também participativa na formação de seus conhecimentos, começa a ser o centro da educação.
Com a gestão democrática há o projeto politico pedagógico que visa a atingir os objetivos propostos pela instituição ao longo de um período estipulado pela Secretária de Educação. A escola passa do autoritarismo para a participação de todos, sem exceção alunos, professores, diretores, merendeiros para a elaboração de uma melhoria para a instituição.
E notável também na gestão democrática a participação da comunidade na formação do PPP da escola. O Projeto politico pedagógico não pode negligenciar de forma alguma a comunidade, pois será com base nesta que a escola irá identificar as dificuldades encontradas e a melhor forma de muda-las.
Com a gestão democrática a criança passa a ser um ser pensante e participativo nas decisões tomadas em sala de aula, o que é totalmente aposto visto na gestão tradicional. A criança é critica, participativa e autônoma na tomada de decisões e não apenas um recipiente onde se deposita os