Estresse
Palestrante: Osmar Rosanese Filho
O estresse existe desde a antiguidade, nossos ancestrais o usava para caçar e fugir dos perigos. Ele é emitido quando estamos em situações desconfortáveis, como maneira de defesa do nosso organismo. Porém ele não é nada bom para nos pois libera um hormônio chamado cortisol que é fabricado pelo corpo para atender a situações de emergência e ajudar nas respostas básicas aos problemas gerados. Ou seja, produzimos nosso próprio veneno.
O estresse é variável de cada um, as vezes o que me estressa pode não estressar meu amigo. E, os sintomas são variáveis de pessoa para pessoa. Exemplos: mau humor, baixa auto-estima,dor na coluna(60% das cirurgias de coluna são feitas por causa do estresse).
Primeiros sintomas: desânimo, mania de perseguição, baixa auto-estima, distração. O que pode gerar doenças, acidentes de trabalho, crise de ausência, se não for combatido.
Combatendo o estresse
1° Passo: Entender o que ele é. (gatilhos estressores: temos que identificar os nossos) O estresse é uma maneira de se defender dos nossos medos, ele deve ser controlado e combatido, mas para isso temos que saber o que nos estressa(ex: acumulo de trabalho, consumismo,etc).
Fatores do dia-a-dia que ajudam a aumentar o estresse: má-alimentação, noites mal dormidas, sedentarismo, excesso de compromissos. E ainda: pessimismo, medo, ansiedade.
Maneiras de evita-lo
Devemos assumir uma nova postura de vida buscando ser mais feliz preocupando-se consigo, estando melhor consigo, buscar uma vida pacifica, procurar ser mais solidário.
Outros fatores que podem ajudar: Evitar fofocas, ter cuidado com mal-interpretações, evitar programas de TV que estressam, ETC.
Alimentação: Evitar alimentos gordurosos e não saudáveis.
Teptofano: substancia que proporciona a sensação de bem estar, auxilia no combate à depressão, pois é ele que desencadeia a produção de serotonina.
Alimentos que ajudam a produzi-la: iogurte e leite desnatado,