Praxis
Um dos primeiros passos para se pensar nas soluções é entender que há prioridades, por exemplo, uma das missões da escola é ensinar a ler, e entender o que foi lido, a escrever e usar números para lidar com problemas do mundo real, isso mostra a importância dos primeiros anos na educação (onde deveriam estar os melhores professores) se o intuito de aprender não é alcançado, então alguma coisa esta errada em sala de aula, pois e lá que acontece em grande parte a educação e o estimulo à construção do conhecimento "è da responsabilidade da escola e dos professores criar formas alternativas de ensino e aprendizagem mais efetivas para todos" (Windyz B. Ferreira). Não se pode pretender que uma pedagogia moderna frutifique numa estrutura escolar e em praticas docentes e pedagógicas obsoletas onde não existe uma profissionalização onde os profissionais estejam preparados para a introdução de novas técnicas.
Ao confrontarmos as duas vertentes, c teoria e pratica observamos o conflito que existe, a manifestação empírica existentes em sala de aula não condiz com as teorias que buscam incansavelmente a soluções para os problemas educacionais, que mudam e se multiplicam com o passar do tempo, formando um ciclo vicioso que gera um grande conflito entre a práxis pedagógica em sala de aula e o intuito primordial da educação que é a construção de conhecimento continuo.
"Todas as coisas estão em permanente processo de mudança, por isso a vida do inicio ao fim, é uma aprendizagem," (José Ortega Y