Jean piaget
A essência do trabalho de Piaget ensina que ao observarmos cuidadosamente a maneira com que o conhecimento se desenvolve nas crianças, podemos entender melhor a natureza do conhecimento humano, suas pesquisas sobre a psicologia do desenvolvimento, e a epistemologia genética tinham o objetivo de entender como o conhecimento evolui .
Em seu trabalho, Piaget identifica os quatros estágios de evolução mental de uma criança. Cada estagio é um período onde o pensamento e comportamento infantil é caracterizado por uma forma especifica de conhecimento e raciocínio. Esses quatro estágios são: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.
Neste trabalho, trataremos do estágio pré-operatório, que dura do décimo oitavo mês aos oito anos de vida. A criança busca adquirir a habilidade verbal. Nesse estágio, ele já consegue nomear objetos e raciocinar intuitivamente, mas ainda não consegue coordenar operações fundamentais.
Por exemplo: uma simples caixa de sapatos pode ora se tornar um carro, ora um potente cavalo que viu na televisão.
Toda criança vive agitada em intenso processo de desenvolvimento corporal e mental. Nesse processo, a própria natureza da evolução exige a cada instante uma nova função e a exploração de uma nova habilidade. Os jogos e brincadeiras são elos integrados entre os aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais. Através destas atividades, brincando ou jogando, a criança pode ordenar o mundo a sua volta, assimilando experiências, informações e valores.
Ao brincar e jogar há um envolvimento intenso ao que a criança está fazendo, pois esta coloca em suas ações, sentimento e emoção, recriando e reproduzindo o meio que o circunda.
Nele, o principal