jean piaget
Trabalho por Rhana Paula da Silva, estudante de Psicologia @ , Em 22/04/2003 5
Tamanho da fonte: a- A+
Biólogo, nascido em Newchatel - Suíça, desde cedo interessou-se por fenômenos naturais, observando aves, peixes e outros seres. Sua tese na universidade foi sobre malacologia (estudo dos moluscos).
Precocemente, por volta dos 12 anos, seus primeiros artigos sobre o tema foram publicados. Apesar de naturalista, começou explorar outros campos, principalmente a sistemática dos processos mentais, entrando em contato com grandes mestres da psiquiatria e psicanálise da Alemanha e França. Em Paris, estagiou no Instituto Binet, onde ficou encarregado pela padronização francesa de alguns testes ingleses.
Esse trabalho fez Piaget definir o caminho que percorreria ao longo de sua vida: pesquisar a epistemologia genética, ou seja, a forma como a criança aprende.
1 - A inteligência para Piaget é o mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova e, como tal, implica a construção contínua de novas estruturas. Esta adaptação refere-se ao mundo exterior, como toda adaptação biológica. Desta forma, os indivíduos se desenvolvem intelectualmente a partir de exercícios e estímulos oferecidos pelo meio que os cercam.
2 - Para Piaget o comportamento é construído numa interação entre o meio e o indivíduo. Esta teoria epistemológica (epistemo = conhecimento; e logia = estudo) é caracterizada como interacionista.
3 - Sua teoria nos mostra que o indivíduo só recebe um determinado conhecimento se estiver preparado para recebê-lo. Não existe um novo conhecimento sem que o organismo tenha já um conhecimento anterior para poder assimilá-lo e transformá-lo. O que implica os dois pólos da atividade inteligente: assimilação e acomodação. É assimilação a medida em que incorpora a seus quadros todo o dado da experiência; é acomodação a medida em que a estrutura se modifica em função do meio, de suas variações.
4 - O desenvolvimento do indivíduo inicia-se no