Jean Piaget
Introdução sobre Piaget
Jean Piaget (1896-1980) foi o nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século 20. Ele nunca atuou como pedagogo. Formado em Biologia, pela universidade de Neuchâtel, interessou-se por pesquisar sobre o desenvolvimento do conhecimento nos seres humanos, particularmente a criança. Aos 23 anos começou a trabalhar com o estudo do raciocínio da criança sob a ótica da psicologia experimental. Antes do fim da década de 1930, já havia ocupado cargos importantes nas principais universidades suíças, também nesse período acompanhou a infância dos três filhos, uma das grandes fontes do trabalho de observação.
Abordagem Construtivista: A inteligência do indivíduo está sendo construída, como adaptação a situações novas, portanto, está relacionada com a complexidade destas interações, o sujeito constrói seu conhecimento a partir de suas relações e das interpretações dessas, com o objeto, o meio e de sua maturação biológica. Sendo assim, quanto mais complexa for esta interação, mais “inteligente” será o indivíduo. As teorias piagetianas abrem campo de estudo não somente para a psicologia do desenvolvimento, mas também para a sociologia e para a antropologia.
De acordo com suas teorias, o professor não deve apenas ensinar, mas sim e antes de tudo, orientar os educandos no caminho da aprendizagem autônoma.
Isso porque, para o cientista suíço, o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz - um mecanismo que outros pensadores antes dele já haviam intuído, mas que ele submeteu à comprovação na prática. Vem de Piaget a ideia de que o aprendizado é construído pelo aluno e é sua teoria que inaugura a corrente construtivista.
Epistemologia Genética: As teorias de Jean Piaget, portanto, tentam nos explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos. Daí o nome dado a sua ciência de Epistemologia Genética, que é entendida como o estudo dos mecanismos do aumento dos