coleta seletiva em condominio
projeto de coleta seletiva em prédio residencial
Projeto apresentado como exigência da disciplina SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL, do curso de Pós Graduação, ministrada pelo professor Ronildo.
SENAC - Jabaquara
São Paulo
PROJETO COLETA SELETIVA EM PRÉDIO RESIDENCIAL.
Números do lixo no Brasil:
A quantidade de lixo produzida semanalmente por um ser humano é de aproximadamente 5 Kg. Se somarmos toda a produção mundial, os números são assustadores. Só o Brasil produz 240 mil toneladas de lixo por dia. O aumento excessivo da quantidade de lixo se deve ao aumento do poder aquisitivo e ao perfil de consumo de uma população. Além disso, quanto mais produtos industrializados existir, mais lixo é produzido, como embalagens, garrafas, etc.
Em torno de 88% do lixo doméstico brasileiro vai para o aterro sanitário. A fermentação gera dois produtos: o chorume e o gás metano. Apenas 2% do lixo de todo o Brasil é reciclado! Isso acontece porque reciclar é 15 vezes mais caro do que simplesmente jogar o lixo em aterros. A título de comparação, o percentual de lixo urbano reciclado na Europa e nos EUA é de 40%.
Nas ruas da cidade de São Paulo existem mais de 25 mil catadores de lixo reciclável. É um trabalho de "formiguinhas" que merece ser valorizado.
Menos de 5% do lixo urbano é reciclado.
Tempo de decomposição: Embalagens plásticas : mais de 100 anos / Papéis : de 3 a 6 meses / Latas de alumínio : 100 anos / Tampa de Garrafa : 150 anos / Vidro : mais de 10.000 anos
Se 1 milhão de pessoas usarem o verso do papel para escrever e desenhar, a cada mês será preservada uma área de floresta equivalente a 18 campos de futebol. A reciclagem de uma única latinha de alumínio economiza energia suficiente para manter um aparelho de TV ligado durante três horas.
Quanto é reciclado no país: Papel de Escritório 22% - Papelão ou Papel Ondulado 72% -