Jean piaget
Torna-se membro do conselho executivo e é várias vezes subdiretor geral, responsável pelo Departamento de Educação.Em 1950 publica a primeira síntese de sua teoria do conhecimento: Introdução à Epistemologia Genética. Em 1967 escreve a principal obra de sua maturidade: Biologia e Conhecimento.
Em 16 de setembro de 1980, morre em Genebra. Piaget revolucionou o modo de encarar a educação de crianças ao mostrar que elas não pensam como os adultos.
Diz que: “O conhecimento não pode ser uma cópia, visto que é sempre uma relação entre objeto e sujeito”. “Se o indivíduo é passivo intelectualmente, não conseguirá ser livre moralmente”. Do estudo das concepções infantis de tempo, espaço, causalidade física, movimento e velocidade, Piaget criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética – isto é, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida. “A grande contribuição de Piaget foi estudar o raciocínio lógico-matemático, que é fundamental na escola mas não pode ser ensinado, dependendo de uma estrutura de conhecimento da criança”, diz Lino de