Jean Piaget Resumo
Na psicologia existem várias teorias sobre o desenvolvimento do ser humano, com base em observações, estudos, pesquisas. Dentre essas teorias destaca-se a de Jean Piaget (1896-1980).
Jean William Fritz Piaget foi um epistemólogo e psicólogo, nascido na Suíça; escreveu mais de 100 artigos e mais de 50 livros.
Piaget produziu uma das mais importantes teorias sobre o desenvolvimento humano, estudando-o em todos os seus aspectos: físico, emocional, intelectual e social, desde o nascimento até a vida adulta. Segundo seus estudos e pesquisas, ele demonstrou que existem várias formas de compreender e se relacionar com o mundo, próprias de cada faixa etária.
Os fatores que influenciam o desenvolvimento segundo Piaget são:
A hereditariedade, a herança genética passada de pai pra filho que estabelece o potencial que aquela criança pode desenvolver ou não.
O crescimento orgânico, a parte física, estabilização que permite a pessoa um domínio maior sobre o mundo.
Maturação neurofisiológica, a maturidade neurofisiológica que torna possível determinado padrão de comportamento, como a alfabetização por exemplo, que só é possível depois que a criança consegue segurar um lápis e manejá-lo da maneira correta, coisa que ela não consegue fazer com 3 anos de idade.
O meio, o ambiente influência muito o comportamento, por exemplo, se o uso da fala for muito intenso pelos pais, a criança pode a aprender a falar mais cedo; se alguém se preocupar em ler sempre para a criança, mostrando as letras e palavras, ela provavelmente irá aprender a ler primeiro que os coleguinhas da escola.
Na teoria de Piaget, o desenvolvimento humano se divide em quatro períodos:
1º Período: Sensório-Motor – é o período do recém-nascido até os 2 anos de idade, onde a criança consegue perceber o mundo que a cerca através dos movimentos e da percepção. No recém-nascido, a vida mental se resume a reflexos, tudo que ele faz é por reflexo. Nos cinco meses ela