Resumo sobre Jean Piaget
Seu conhecimento em biologia o levou a enxergar o desenvolvimento cognitivo de uma criança como sendo uma evolução gradativa. A preocupação de Piaget foi o “sujeito epistêmico”, isto é, o estudo dos processos de pensamentos presentes desde a infância inicial até a idade adulta. Ele nos apresentou uma visão interacionista, mostrou a criança e o homem num processo ativo de continua interação, procurando entender quais os mecanismos mentais que o sujeito usa nas diferentes etapas da vida do sujeito usa nas diferentes etapas da vida para poder entender o mundo. Em 1921, passa a dirigir o instituto Jean Jacques Rousseau onde em suas pesquisas descobriu que o aprendizado era um processo gradual, no qual a criança vai se capacitando em níveis cada vez mais complexos do conhecimento seguindo uma sequencia lógica. Após o nascimento de uma das suas filhas o mesmo passou a observar crianças em contexto escolar e em parques realizando então pesquisas empíricas com suas filhas.
Modelo Clinico Piagetiano
Com sua teoria pressupõe que os seres humanos passem por uma série de mudanças ordenadas e previsíveis os quais denomina de estágios de períodos do desenvolvimento. Para Piaget esses estágios se caracterizam pelas diferentes maneiras do individuo interagir com a realidade ou seja, de organizar seus conhecimentos visando sua adaptação ocorrendo assim modificações progressivas dos esquemas de assimilação e acomodação.
Ele também mostrou que os seres humanos se desenvolvem a partir de interações com o mundo e o aprendizado é um processo gradual e para descrevê-lo elaborou a teoria do desenvolvimento intelectual por estágios cujo o ponto de partida é a posição egocêntrica ou seja aquela que a criança não sabe distinguir a existência de um mundo externo separado de si próprio. Na linguagem o egocentrismo corresponde ao período que a criança não vê necessidade de explicar aquilo que diz por ter certeza de estar sendo entendida ou quando atribui seus próprios