contribuição de Piaget para a educação
Jaqueline de Souza Barbosa, Dayse de Souza Barbosa, Jacson Siqueira e Sandra F
Elúsia de Souza
Centro universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED 1107) Paper da Pratica
04/06/2014
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo apontar as principais teorias de Piaget e como ele mostrou que as crianças não pensam como os adultos e constroem o próprio aprendizado. Para a realização desse trabalho foi utilizado a pesquisa bibliográfica. Após a realização do estudo sobre a obra de Piaget leva à conclusão de que o trabalho de educar crianças não se refere tanto à transmissão de conteúdos quanto a favorecer a atividade mental do aluno. Conhecer sua obra, portanto, pode ajudar o professor a tornar seu trabalho mais eficiente.
Palavras- chave
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como propósito abordar as principais contribuições de Jean Piaget na educação. A pesquisa inicia-se falando sobre suas principais descobertas, que tenta nos explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos. Essas teorias ficaram conhecidas como EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, que é entendida como o estudo dos mecanismos do aumento dos conhecimentos. Em suas teorias explica o desenvolvimento mental do ser humano no campo do pensamento, da linguagem e a afetividade. Piaget em sua teoria identifica quatro estágios de evolução mental de uma criança, em que cada estágio é um período onde o pensamento e comportamento infantil é caracterizado por uma forma específica de conhecimento e raciocínio.
2 PIAGET
Jean Piaget (1896-1980) foi o nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século 20, a ponto de quase se tornar sinônimo de pedagogia. Não existe, entretanto, um método Piaget, como ele próprio gostava de frisar. Ele nunca atuou como pedagogo. Antes de mais nada, Piaget foi biólogo e dedicou a vida a submeter à observação científica rigorosa o processo de aquisição de conhecimento pelo ser