Psicologia da educacai
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PIRACICABA
2012
ETAPA 1 : Quem foi Sigmund Freud e suas contribuições para a Educação ?
Sigmund Freud nasceu no dia 06 de maio de 1856, em Freiburg na Áustria. Estudou e formou-se em medicina na Universidade de Viena e desde muito cedo se especializou em neurologia. Freud é considerado o pai da psicanalise. A importância de Sigmund Freud para a ciência é inquestionável, vários conceitos desenvolvidos por Freud serviram para diversos ramos da psicologia e possibilitaram o avanço dessa ciência que é muito mais do que um simples complemento da psiquiatria. Isto é: a psicologia não se limita a tratar distúrbios, mas a tentar explicar os processos psíquicos do ser humano.
Freud contribuiu com a ciência no século XIX, com a psicanálise. A contribuição de Freud foi de fundamental importância para o campo cientifico, a mente humana tornou-se alvo de estudo e principalmente o entendimento do funcionamento biológico dos seres humanos tornando-se mais completo devido a não separação de corpo e mente.
Psicanálise é o termo que se usa para se referir a uma teoria, a um procedimento de pesquisa e a uma prática profissional.
Através das reflexões feitas, podemos entender como se processa o desenvolvimento emocional e mental, pois os seres humanos constituem em razão e emoção.
As maiores contribuições da psicanalise com a educação em geral, se dão através do estudo do funcionamento do aparelho psíquico e dos processos mentais, onde ocorre a aprendizagem.
Revelando que o ser humano possui vários tipos de pensamento, o estudo freudiano lembra a importância que tem a escola em poder proporcionar o desenvolvimento de todas suas dimensões. Durante suas pesquisas clínica sobre o funcionamento das neuroses, Freud descobriu que os pensamentos e desejos oprimidos referiam-se a conflitos sexuais na infância, ou seja, nos