Jean Nouvel
Nascimento: 12 de agosto de 1945, Fumel, frança
Arquiteto francês contemporâneo que estudou na École des Beaux-Arts em Paris.Seus projetos são conhecidos pela harmonia que estabelecem com o contexto e pela onipresença de transparências, luzes e sombras.Como ele diz uma vez: “Todos os meus edifícios tem diferentes aspectos em função da hora do dia, do tempo que esteja fazendo, se chove ou se é noite.Para mim há algo de muito poético nessa consciência da eternidade sugerida na fragilidade de um instante”.Nouvel obteve um número de distinções de prestígio ao longo de sua carreira, incluindo o Wolf Prize in Arts em 2005 e o Pritzker Prêmio em 2008 com o projeto da Torre Agbar, localizada na cidade de Barcelona, na Espanha.
“Eu introduzo a arte na arquitetura e a arquitetura na cidade” – Jean Nouvel
Carreira:
1966: primeiro lugar no exame de ingresso de École des Beaux-Arts (ENSBA), Paris.
1970: Abre a primeira agência com François Seigneur.
1971: Obtém o diploma DPLG (Diplôme par le Gouvernement)
1976: Co-fundador do movimento Mars 1976 dos arquitetos franceses.
1979: Co-fundador do Syndicat de l'Architecture e um dos principais organizadores da consulta internacional para reformulação de Les Halles em Paris.
1980: Fundador e diretor artístico da Bienale d'Architecture no âmbito da bienal de Paris de 1980.
1983: Ganha o título de Chevaulier des Arts et Lettres.Medalha de prata da Académie d'Architecture. Doutor Honoris Causa Universidade de Buenos Aires.
1987: Ganha o Grand Prix d'Architecture.Menção honrosa, Prêmio Aga Khan.Recebe o Équerre d'Argent pelo Institut du Monde Arabe.Prêmio de melhor construção francesa.Criador do Ano, Salon du Meuble,Paris.
1988: “Jean Nouvel, Emmanuel Cattani et Associés” (até 1994).
1990: Prêmio de recorde arquitetônico pelo hotel Sain James.
1993: Vice-presidente do Institut Français d'Architecture.Ganha o título de Chevalier de L'Ordre du Mérrite.
1995: Honorary Fellow, RIBA.
Torre Agbar