Pritzker Jean Nouvel
Jean Nouvel nasceu a 12 de Agosto de 1945 na cidade de Fumel em França, Filho de Renée e
Roger Nouvel. Os Seus pais eram professores e encorajaram-no a estudar na área da matemática e das línguas, mas aos 16 anos, tomou interesse pela arte e pela arquitetura. Apesar de ser guiado pela sua família para o ramo da Engenharia e da Educação, Chegaram ao compromisso de que Nouvel podia estudar Arquitectura dado que seria menos arriscado que a Arte.
Quando Nouvel reprovou num exame de entrada na École des Beaux-Arts de Bordeaux, mudouse para Paris, onde ganhou o primeiro prémio num concurso nacional para estudar na École Nationale
Superieure des Beaux-Arts. De 1967 a 1970, Nouvel trabalhou como assistente dos arquitetos Claude
Parent e Paul Virilio, que depois de apenas um ano, fizeram dele o gerente de um projecto responsável pela construção de um grande complexo de apartamentos.
Aos 25 anos, Nouvel completou a escola e associou-se ao Arquitecto François Seigneur. Os pais enviaram-lhes trabalho, e deram a Nouvel uma recomendação valiosa para o presidente da sétima edição da Bienal de Paris onde, por 15 anos, Nouvel projetou exposições e criou uma lista de contactos nas artes e no teatro. No início de sua carreira, Nouvel tornou-se um participante chave no debate intelectual sobre a arquitetura na França: Foi um dos fundadores, do movimento “Mars 1976”, e um ano depois, do
Syndicat de l'Architecture. Nouvel foi um dos organizadores da competição para a reabilitação do bairro
Les Halles (1977) e fundou a primeira Bienal de Arquitetura de Paris, em 1980. Em 1981, Nouvel ganhou o concurso para a construção do Institut du Monde Arabe em Paris, cuja construção foi concluída em 1987 e lhe trouxe fama internacional.
Nouvel teve três sócios diferentes, entre 1972 e 1984: Gilbert Lezenes, Jean-François Guyot, e
Pierre Soria. Em 1985, com os Arquitetos Emmanuel Blamont, Jean-Marc Ibos e Mirto Vitart, fundou
Jean Nouvel et Associés. Criou então com