Jean Nouvel E O Modernismo
Nouvel guarda grande preocupação com o entorno de seus projetos, procurando uma harmonia entre a obra e seu contexto. Consistentemente apresenta uma fusão dos elementos de sombra, luz e transparência. http://www.anualdesign.com.br/blog/2651/a-arquitetura-de-jean-nouvel/ Jean Nouvel é um dos principais nomes da arquitetura contemporânea. Ousado e à frente do seu tempo, Nouvel sempre procurou formas divergentes do Modernismo, que influenciava os jovens profissionais na época, para orientar seu trabalho. Jean Nouvel criou uma linguagem estilística própria, longe de ideias pré-concebidas. Por este motivo, é conhecido por assumir riscos e pela experimentação criativa em seus projetos. Em sua essência, cada obra tem características únicas, porque são concebidas sem quaisquer influências externas e, como ele mesmo costuma dizer, "com a mente limpa".
Os desenhos de Nouvel são conhecidos pela harmonia que estabelecem com o contexto e pela onipresença de transparências, luzes e sombras. “Todos os meus edifícios têm diferentes aspectos em função da hora do dia, do tempo que esteja fazendo, se chove ou se é noite. Para mim há algo de muito poético nessa consciência da eternidade sugerida na fragilidade de um instante”
Importante: Jean Nouvel, quebrou a estética do modernismo e pós-modernismo, para criar a sua própria linguagem estilística.
Comentário: Não que o Jean Nouvel seja um crítico do Modernismo mas ao invés dele seguir a influencia do modernismo na época, ele vai em busca de criar uma linguagem estilística própria.