Arquitetura Contemporanea High Tech
1 - Panorama da arquitetura antes da Revolução industrial;
2 - Revolução Industrial;
3 - Os estilos internacionais;
4 - Modernismo;
5 - Os estilos pós-modernos:
5.1 - O pós modernismo;
5.2 - A arquitetura contemporânea (Obras e Arquitetos);
5.2.1 - A questão da (re) significação do lugar na arquitetura contemporânea
5.2.3 - Globalização e arquitetura
5.3 - A revolução tecnológica;
5.4 - O desconstrutivismo;
6 - A arquitetura High Tech;
6.1 - A Revivência Clássica
6.2 - Os três grandes nomes do High Tech (Norman Foster, Richard Rogers e Renzo Piano);
7 - Arquitetos e Obras High Tech.
TEXTOS DE REFERÊNCIA
1 - Panorama da arquitetura antes da Revolução industrial: É importante a exposição da evolução das formas e dos conceitos arquitetônicos passados para entendimento daquilo que serviu de referência para criação de novos estilos (seja por meio do resgate, da manutenção, ou da contraposição quando há a rejeição).
- Arquitetura pré-histórica (neolítica): as primeiras habitações humanas (no que concerne ao hábito da frequentação) foram construídas em função da necessidade que o homem neolítico (que já dominava grande parte dos materiais disponíveis) tinha de um local para se proteger dos animais e das intempéries - bem como de um lugar para realizar suas atividades rotineiras (preparar o alimento, dormir, fabricar ferramentas de caça e utensílios de auxilio para atividades do dia a dia).
- Arquitetura egípcia: o primeiro arquiteto do qual se tem conhecimento é Imhotep, que viveu no antigo Egito e projetou um complexo mortuário para o faraó Djoser. As pirâmides, desde então, se tornaram o símbolo da civilização egípcia, e demonstram, até hoje, a capacidade que o pensamento humano tem de transformar o ambiente ao seu redor.
- Arquiteturas Grega e Romana: Na Grécia antiga surgem as primeiras construções edificadas a partir de colunas de sustentação que, além de função estrutural, exerciam papel decorativo. Em Roma,