jEAN NOUVEL
A história e as obras do ícone da arquitetura francês.
Parte inferior do formulário
Conhecido por suas obras audaciosas e imponentes, Jean Nouvel é um dos principais nomes da arquitetura contemporânea. Nasceu na cidade francesa de Fumel, em 12 de agosto de 1945, e, aos 16 anos, já se interessava pela Arte; estudou na Escola de Belas Artes de Paris. Ousado e à frente do seu tempo, Nouvel sempre procurou formas divergentes do Modernismo, para orientar seu trabalho. Ícone vivo da arquitetura francesa, Nouvel protagonizou movimentos importantes para a área no país. Em mais de 40 anos de atividade, o francês coleciona prêmios e títulos internacionais por suas importantes obras ao redor do mundo.
Jean Nouvel criou uma linguagem estilística própria, longe de ideias pré-concebidas. Por este motivo, é conhecido por assumir riscos e pela experimentação criativa em seus projetos. Em sua essência, cada obra tem características únicas, porque são concebidas sem quaisquer influências externas e, como ele mesmo costuma dizer, "com a mente limpa".
Os desenhos de Nouvel são conhecidos pela harmonia que estabelecem com o contexto e pela onipresença de transparências, luzes e sombras. “Todos os meus edifícios têm diferentes aspectos em função da hora do dia, do tempo que esteja fazendo, se chove ou se é noite. Para mim há algo de muito poético nessa consciência da eternidade sugerida na fragilidade de um instante.” A arte de Nouvel está nas sutilezas.
Bastante prestigiado por sua obra, Nouvel recebeu muitos prêmios. Entre as láureas mais importantes, o francês ganhou, em 2005, o Aga Khan para a arquitetura, que é outorgado aos principais projetos relacionados ao mundo muçulmano, pela obra do Instituto do Mundo Árabe. Construído em Paris em 1987, o projeto lhe rendeu destaque internacional e muitos elogios, principalmente pelo uso de fachada de vidro para controle da luz interior. Para conseguir um efeito natural, a fachada foi composta por