Obras jean nouvel
Este edifício compreende em um museu, espaços para exibições, uma biblioteca, um centro de documentação, um auditório, um restaurante e oficinas infantis. Apesar de ser uma construção da arquitetura contemporânea, empregou padrões típicos da arquitetura árabe, tais como em sua fachada sul em que a luminosidade do ambiente é regulada através de painéis com diafragmas, semelhantes aos das máquinas fotográficas..
Torre Agbar (Barcelona, Espanha) A Torre Agbar foi construída pelo Grupo Agbar e abriga sua sede. Como a água é o foco, a torre representa uma fonte de água que muda constantemente sua aparência. Dependendo da incidência da luz, a torre altera as suas cores – as chapas de alumínio de cor que reflete a luz é composta por 40 diferentes cores de alto brilho. Em frente a esta camada da parede é revestido com milhares de lâminas de vidro, que servem como um filtro solar e pode ser inclinadas em vários ângulos para garantir uma reflexão máxima de energia solar. O espaço entre as camadas de fachada permite uma circulação natural do ar no edifício.
Fundação Cartier (Paris, França)
A Fundação Cartier foi criada em 1984, distinguiu-se rapidamente como sendo um dos principais representantes da criação contemporânea na França.
Está instalada no Boulevard Raspail num edifício que se tornou famoso devido à sua originalidade. Remodulada por Jean Nouvel, trata-se de um espaço de vidro e metal, transparente. Sua estrutura é composta por duas paredes de vidro situadas no prolongamento da avenida e de um jardim, um muro vegetal com espécies de vegetais tropicais. Realiza-se cinco exposições todos os anos, que originam encomendas de artistas a nível de pintura, vídeo, design, fotografia ou moda.
Teatro Guthrie (Minneapolis, EUA)
Em 2006, o Guthrie fez uma mudança importante e polêmica de seu lar original, ao lado do Walker Art Center, para um complexo de US$ 125 milhões, 26.476 metros quadrados, do outro lado da