Canhoneio
Disciplina Engenharia de Completação, Restauração e Estimulação de Poços de Petróleo.
Prof. Linsmar Santos
Aluno: Kércio Leal
SALVADOR, BAHIA, BRASIL
2014
1- Canhoneio
O canhoneio é uma operação de fundamental importância na completação de poços petrolíferos e tem como objetivo o estabelecimento de uma comunicação limpa e efetiva entre o reservatório e o poço.
Consiste na perfuração do revestimento e formação através de cargas explosivas especialmente moldadas para esta finalidade. Estas variam em estabilidade de temperatura e força de explosão A comunicação adequada entre o poço e as zonas desejadas, bem como o isolamento entre as zonas é essencial para avaliar e aperfeiçoar a produção e a forma de recuperação. O processo mais comum é baseado na utilização de cargas explosivas montadas em série em um suporte metálico e introduzidas em um invólucro externo, que será responsável pelo isolamento entre os explosivos e o poço.
As cargas moldadas são descidas ao poço dentro dos canhões - cilindros de aço com furos nos quais se alojam as cargas, sendo tensionados por um cabo elétrico que transmite o pulso que aciona as cargas no momento em que o canhão está posicionado em frente ao intervalo desejado. A explosão dessas cargas gera jatos de alta energia que atravessam o revestimento, o cimento e ainda podem penetrar até cerca de um metro na formação, criando canais de fluxo da formação para o poço ou vice versa. A direção do jato é ditada pela posição da carga no suporte metálico. As duas principais medidas que determinam a eficácia do canhoneio são o diâmetro do túnel e a profundidade de penetração na formação. Os canhões podem ser descidos dentro do revestimento, através de um cabo, enroscados na própria coluna de tubos ou a cabo, através da coluna de produção.
2- Classificação
Levando-se em conta a pressão exercida junto à formação, o canhoneio pode ser caracterizado de três