Mundo Arabe
O Instituto Mundo Árabe, construído em Paris no ano 1987, projetado pelo arquiteto francês Jean Nouvel, é a que trouxe fama a este renomado arquiteto, Pritzker Prize-winning. O concurso Ano 2008 levou à construção deste importante trabalho da revolução arquitetônica na França, foi concebido durante os grandes projetos, a maior iniciativa desenvolvida pelo governo francês. Neste caso, foi à criação de um centro cívico onde difundir a cultura árabe e se envolver com o francês, porque neste país há uma grande quantidade de população árabe.
Este edifício característico da arquitetura moderna, o uso da tecnologia em sua fachada para controlar a entrada de luz natural e também pelo simbolismo do mundo muçulmano está em um terreno muito irregular, ao lado do Rio Sena, perto da ponte e da Catedral de Notre-Dame de Paris, área tradicionalmente ocupada pelos muçulmanos há séculos atrás.
O Nouvel proposto para o Instituto foi à criação de dois bares, em resposta à direção predominante do lugar onde a primeira, que é curvo, se adapta à forma do Boulevard do rio Sena, e os outros rostos retangulares aceder a um lugar no lado sul do edifício. Estas duas barras arquiteto propôs uma referência pátio de arquitetura árabe.
Este pátio quadrado no final da fenda entre os volumes propostos no eixo orientado Notre-Dame, que dá acesso a exposições temporárias. Na extremidade ocidental do edifício fica transparente volume alvo cilíndrica da torre de livros da biblioteca.
Jean Nouvel fundiu os dois estilos, contemporâneos e islâmicos, no mesmo edifício. Rumo a fachada rio contém componentes mais típicos da arquitetura ocidental, linhas limpas trabalhou em aço e vidro que refletem a paisagem costeira. No lado sul, o edifício destaca elementos arquetípicos da arquitetura árabe tradicional, por meio da fachada sul, que reinterpreta uma série de formas geométricas comumente utilizadas na cultura árabe, dando-lhes uma forma contemporânea de diafragmas móveis. O