JBs
Cromatos, os quais são compostos de cromo (VI), são frequentemente usados como pigmentos para fotografia, pigmentos diversos, tintas, pirotecnia, plásticos e outros. Eles podem ser usados para a produção de aço inoxidável, corantes têxteis, preservação da madeira, curtimento, e como anticorrosivo e em revestimento de conversão Eles são usados como inibidores de corrosão, mas devido a seus altos níveis de toxicidade eles têm sido substituídos por alternativos.
Cromo Hexavalente é reconhecido como um carcinogênico humano (isto é, cancerígeno), via inalação. Trabalhadores em diferentes ocupações são expostos a cromo Hexavalente. Exposições ocupacionais ocorrem principalmente em trabalhadores que:
Manuseiam pigmentos secos contendo cromo
Utilizam spray de tintas contendo pigmentos com cromato
Operam banhos de cromagem;
Trabalham na usinagem de peças de metais cromados.
O Formol é um produto bastante utilizado nos cosméticos para cabelos, como os produtos para relaxamento, escova progressiva, definitiva entre outras.
Contudo devemos ficar atentos à quantidade de Formol destes produtos, pois a legislação brasileira permite apenas 0,2% no máximo de formol em qualquer produto, para servir de conservante. Até porque o uso de produtos com índices de Formol acima dessa faixa provoca algumas doenças e problemas prejudiciais para a saúde.
Doenças pelo Formol
Já está comprovado que quem utiliza e até mesmo inala produtos compostos por Formol se expõem ao risco de desenvolver doenças, pois o Formol pode desencadear uma doença ainda pouco conhecida e incurável, a esclerose lateral amiotrófica, uma doença muito grave e fatal, que paralisa todo o corpo levando o indivíduo até a morte.
A quem relacione o formol com problemas cancerígenos, mas um estudo realizado pela Sociedade Americana do Câncer, revelaram que o Formol não é a maior causadora do aparecimento de