JBS e Swift
A JBS nasceu em 1953 na cidade de Anápolis, no interior de Goiás. José Batista Sobrinho, passou a comercializar carne para as grandes construtoras e empreiteiras. A partir de então a JBS passou a construir uma plataforma de produção de carne para dar início a seu processo de internacionalização. Em 2005, a JBS chegou ao exterior ao adquirir as operações da Swift, na Argentina. Esse processo foi acentuado em 2007, quando a JBS tornou-se a primeira empresa de carnes do Brasil a abrir o capital e ter suas ações negociadas em bolsa, além de criar sua área de Relações com Investidores. Naquele mesmo ano a JBS tornou-se a maior empresa de processamento de carne bovina do mundo e a maior indústria brasileira de alimentos ao comprar a Swift, nos Estados Unidos, negócio que voltou a unificar mundialmente a marca, que passou a operar também na Austrália.5 Em 2009, a JBS voltou ao mercado, dessa vez para incorporar as operações da Bertin, no Brasil, e assumir o controle da Pilgrim's Pride, nos Estados Unidos, estreando assim no segmento de frangos. Em 2012 a JBS passa a atuar no segmento de aves no Brasil, ao assumir as unidades da Frangosul, Tramonto e Agrovêneto, e também expandir sua atuação na América do Norte ao adquirir a XL Foods, no Canadá.
A empresa Swift embalagem de carne foi fundada em 1855 por Gustavus Franklin Swift em Massachusetts, em 1875 mudou seu nome para Swift and Company para produzir vários produtos lácteos e mercearias. Em Maio de 2007 a empresa foi vendida a multinacional Brasileira de alimentos JBS por 1,4 bilhão de dólares.
A integração e os desafios
No ano de 2007 o processo de compra da Swift, a maior empresa de carnes bovinas dos EUA, deu-se início. A JBS foi a vencedora do leilão, tornando-se uma das maiores fornecedoras de carnes do mundo. Após tal compra, muitas outras foram efetuadas, levando a JBS ao seleto grupo de empresas globais. Hoje, a empresa está presente em mercados como Brasil, Argentina,