Jazida Mineral
A mineração é um dos segmentos da economia mais importantes e evidentes em nosso dia a dia; estando presente em produtos utilizados na construção civil, tais como: tijolos, pisos e revestimentos; no setor de transportes, representada pelos combustíveis e outros derivados do petróleo e metais; na agricultura, representada por adubos e calcário.
De acordo com ALMEIDA, em 2011 a indústria mineral apresentou um saldo positivo de US$ 34 bilhões na balança comercial brasileira, com um índice de 18% em todos os produtos exportados.
Estima-se que o Brasil produz um conjunto de substâncias minerais que abastecem cerca de 80 cadeias produtivas. Segundo NERY, mais de mil novas jazidas foram descobertas em 2010. No balanço do DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral), as novas jazidas mais representativas foram as de minerais metálicos. Esse tipo de jazida atinge 2,5 bilhões de toneladas, com teor médio de 42%. Também foram aprovadas reservas de manganês, níquel, cobre, alumínio, prata, estanho, tântalo, tungstênio, entre outras.
O estado de Minas Gerais detêm 15 das 27 novas jazidas de minério de ferro descobertas em 2010.
Há também minerais utilizados na construção civil, como areia (30 jazidas em Minas), argila (14) e cascalho (6) também tiveram um aumento das respectivas reservas descobertas.
“Esses dados confirmam o grande potencial mineral do Brasil, fato que coloca o país na rota dos investimentos nacionais e internacionais em pesquisa de novas jazidas bem como na ampliação da produção mineral” (NERY).
DESENVOLVIMENTO DO TEMA
No Brasil existe o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) que é: Uma autarquia federal brasileira (serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios para executar atividades típicas da Administração Pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada.), vinculada ao Ministério de