Minerais Argilosos - Jazidas de Alteração
Centro de Tecnologia e Geociências
Departamento de Engenharia de Minas
Recife
2012
Minerais argilosos:
Uma Abordagem acerca das Jazidas de Alteração
Curso: Geologia Econômica
Professor: Evenildo Bezerra
Aluno: Luiz Eduardo Freire da Silva
Semestre: 2012.1
Introdução
O presente trabalho tem por intuito desenvolver tópicos referentes a alguns minerais argilosos, argilas e formações/jazidas argilosas no que concerne à gênese, características geológicas, particularidades químico-mineralógicas e utilidades.
Abordar-se-ão informações básicas no intuito de abranger importantes tipos argilosos, tendo-se uma atenção especial destinada ao caulim, bentonita e outros tipos comuns de jazidas de alteração (argilas). Como razão para esse foco temos o fato de que a bentonita figurou como um “elemento tentativo” da nossa viagem, uma vez que não fora possível visitar uma jazida prevista no itinerário da viagem de Geologia Econômica e o caulim, por sua vez, por ter sido bem estudado a partir de uma ocorrência importante. Uma importante jazida de alteração (material argiloso) não foi, infelizmente, observado de perto numa determinada ocasião, uma vez que era uma jazida dentro de uma área requerida: DNPM N° 840485/93. Todavia, os assuntos não deixaram de ser abordados, tratando-se, apenas, de um motivo adicional para a presente complementação.
Uma outra motivação para a escolha do tema deveu-se ao fato de que as argilas em geral constituíram-se como um tema deveras abordado durante a excursão de campo pela disciplina de Geologia Econômica. O conceito de formação argilosa com sua gênese atrelada às jazidas de alteração fora um tópico recorrente nas explanações e configura-se sobremaneira importante como resultado de certos processos geológicos.
Os minerais argilosos são, em geral, identificados através de sua faixa granulométrica e constituição mineralógica. Ademais, as argilas