Jardim botânico
No trabalho que se desenvolve adiante, composto de 14 páginas para seu desenvolvimento e bibliografia, procurei conceituar os temas propostos - Jardim Botânico e Jardim Zoológico - suas histórias e objetivos, e em seguida usar como foco dois grandes representantes existentes no Brasil que é o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e a Fundação Parque Zoológico de São Paulo.
O enfoque, após apresentados os temas, tem o intuito de analisar seu desenvolvimento em nosso território, sua importância para pesquisas acadêmicas e escolares, e para a preservação da flora e da fauna.
JARDIM BOTÂNICO
Um jardim botânico é normalmente uma área delimitada em meio ao espaço urbano, destinada ao cultivo, manutenção, conservação e divulgação de vegetação (autóctone e exótica), além de empreender pesquisas em Botânica. A maioria é administrada por uma institução pública ou privada, ou mesmo de capital misto.
Nestes espaços, as numerosas espécies e variedades de plantas selvagens e hortícolas cultivadas encontram-se estritamente identificadas e catalogadas.
De acordo com a BGCI (Botanic Gardens Conservation International - organização não-governamental que promove a biologia da conservação e a educação ambiental. Baseada em Londres, Inglaterra, atua em cerca de 800 jardins botânicos de 120 países), "os jardins botânicos são instituições que agrupam coleções documentadas de plantas vivas para fins de pesquisa, conservação, exposição e instrução científica".
Geralmente, os jardins botânicos dispõem de instalações adequadas para a conservação de espécies exóticas que não se adaptam bem ao clima local. As estufas, por exemplo, protegem as plantas que não toleram climas frios, proporcionando-lhes os fatores que favorecem o crescimento: ar, umidade, calor, luz, etc. HISTÓRIA DOS JARDINS BOTÂNICOS Três aspirações que desde sempre estimularam o homem a viajar para longe: ouro, especiarias e drogas. São estas últimas duas necessidades