jardim botanico
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA CIDADE – UNIVERCIDADE.
Disciplina: Introdução ao Estudo do Turismo.
Índice.
Localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro, o bairro do Jardim Botânico leva esse nome por ser a localização do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, instituição científica criada em 1808 com a chegada de D. João VI ao Brasil.
Faz divisa com os bairros da Lagoa, Gávea, Humaitá e Alto da Boa Vista. O bairro é ligado à Zona Norte pelo túnel Rebouças, aproximadamente na divisa com o bairro da Lagoa. A população do bairro é tipicamente de classe média-alta e alta. Sua via principal é a Rua Jardim Botânico, que se estende por todo o bairro, sendo um importante eixo viário da Zona Sul carioca, ligando o bairro aos vizinhos Humaitá e Gávea, e dando acesso da Zona Sul da cidade, para a Barra da Tijuca.
O bairro possui uma arquitetura bastante variada. Algumas de suas construções mais antigas ainda estão de pé, porém a maioria dos prédios é bastante moderna, já que o bairro é novo em relação à história da cidade. Nas margens das montanhas encontram-se algumas belas casas de famílias de alto poder aquisitivo.
Meio ambiente
Há uma expressiva quantidade de vegetação, por consequência do bairro abrigar o Parque Lage, o histórico Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que batizou o bairro, e parte da Floresta da Tijuca. Todos estes fatores dão ao bairro um grau de vegetação raro em uma cidade grande. Além do Jardim Botânico propriamente dito, o bairro conta com o Parque Lage, ha que mantém a sede da antiga residência da família Lage, desapropriado por decreto em 1976. Além disso, a mata das montanhas encontra-se bastante preservada para uma cidade grande.
A quantidade de vegetação e a proximidade com a Lagoa Rodrigo de Freitas dão ao bairro uma temperatura mais amena que a média da cidade do Rio de Janeiro.
Economia
• Comércio e Indústria
No bairro fica a sede do jornalismo da Rede Globo de Televisão, que