Jardim Botânico
Estufa - O Jardim Botânico de Curitiba conta com duas estufas: A principal é de estrutura metálica e vidro. De acesso ao público, é um dos mais belos cartões postais de Curitiba. Sua arquitetura com três abóbodas do estilo art-noveau, foi inspirada em um Palácio de Cristal de Londres, do século 19. A estufa é climatizada e mantém espécies da Floresta Atlântica como Caraguatá, Caetê e Palmito. Da bela estuda, ainda, é possível ter uma vista privilegiada do jardim em estilo francês. A outra estufa é restrita à pesquisa botânica.
Jardim das Sensações - O Jardim das sensações é um espaço delimitado por cerca viva, onde os sentimentos do visitante são tentados, por meio do contato direto com plantas de diferentes formas, texturas e aromas. Através da cerca e do túnel vegetal é possível ver as cores da natureza, sentir com as mãos a textura, a forma e o tamanho das plantas, ouvir o som da cascata e do vento, sentir o perfume das flores e da vegetação. O percurso pode ser feito com os olhos vendados ou não. Inaugurado em dezembro de 2008, o Jardim das Sensações oferece um sequência de sensações, experiências e impressões inesquecíveis ao visitante.
Museu Botânico Municipal - O Museu Botânico Municipal foi incorporado ao Jardim Botânico em 1992 e passou a oferecer novos serviços como educação ambiental, exposições