Administração bm
TRABALHO DE ADMINISTRAÇÃO BM
1) Disserte sobre a nova estrutura do CBMDF com o advento da Lei nº 12.086/2009. Ressalte a importância com base nas teorias administrativas estudadas em sala de aula.
A nova Estrutura Organizacional do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, publicada no anexo 1 ao Boletim Geral nº 154 de 18 de Agosto de 2010, define de forma clara e sucinta a forma pela qual a instituição se estrutura, trazendo funções específicas aos quatro tipos de órgãos componentes da corporação, projetando e organizando os relacionamentos dos níveis hierárquicos essenciais para o alcance dos objetivos. Os órgãos de Direção Geral, Direção Setorial, de Execução e de Apoio, dentro da nova estrutura, têm a suas responsabilidades pré-definidas trazendo inúmeras vantagens no que diz respeito à administração geral da Corporação como um todo e ao planejamento setorial e sua devida execução. Permite também uma melhor otimização dos recursos de pessoal, material e serviços, bem como um melhor atendimento as necessidades dessas três áreas, definindo de forma mais clara e mais compreensível às atribuições de cada componente do sistema. A nova estrutura que organiza o CBMDF, dentro das teorias administrativas, possui características da Teoria da Burocracia, estudada por Max Weber, bem como da Administração Pública Gerencial. Percebemos que o atual modelo define de forma bem clara o funcionamento da organização CBMDF, especificando as funções de cada componente do sistema e sua posição hierárquica. Percebe-se também uma característica importante: a competência técnica em detrimento das preferências pessoais para o exercício dos cargos de comando.
É importante salientar que na condição de um órgão (empresa) que goza de grande credibilidade perante a população e que tem como visão de futuro, conforme seu Plano Estratégico, “a excelência na prestação de serviços”, a atual organização do CBMDF, também se caracteriza pela busca constante da eficiência